Incêndio atinge unidade de saúde em Suzano e atendimento é suspenso

Chamas atingiram Unidade de Saúde da Família do Miguel Badra. Chamas foram provocadas durante invasão e furto e destruíram mobiliário, computadores e documentos, além de terem afetado parte da estrutura.


 

Posto de saúde de Suzano é incendiado em ato de vandalismo

Posto de saúde de Suzano é incendiado em ato de vandalismo

A Unidade de Saúde da Família do Miguel Badra, em Suzano, teve parte de sua estrutura incendiada após invasão e furto na madrugada desta terça-feira (3), de acordo com a Prefeitura. O atendimento foi suspenso e, segundo a administração municipal, deve ser retomado apenas na terça-feira (10), até que todos os procedimentos necessários para os reparos sejam realizados.

A Prefeitura ainda informou que cerca de 20 mil pessoas do bairro dependem dos serviços prestados no local.

O crime foi constatado pelos primeiros funcionários que chegavam ao trabalho, por volta de 6h50. Eles notaram chamas em uma das alas do imóvel, onde a grade da janela havia sido arrombada e o vidro estilhaçado.

Janela do posto do Miguel Badra, em Suzano, foi arrombada antes de incêndio; segundo a Prefeitura criminosos queriam furtar unidade (Foto: Irineu Junior/Prefeitura de Suzano)

Janela do posto do Miguel Badra, em Suzano, foi arrombada antes de incêndio; segundo a Prefeitura criminosos queriam furtar unidade (Foto: Irineu Junior/Prefeitura de Suzano)

O Corpo de Bombeiros foi chamado e, minutos depois, começou a controlar o fogo. Segundo a Prefeitura, um boletim de ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial, no bairro Boa Vista, e a Polícia Científica esteve no local para realizar a perícia.

De acordo com a Prefeitura, o alvo dos invasores foi a sala de administração. Móveis, quatro computadores e documentos de funcionários e pacientes, como declaração de atestados, guias de encaminhamento e receituários, foram incendiados. As chamas também atingiram parcialmente o forro da sala da gerência, do sanitário, de um dos consultórios e do corredor e comprometeram toda a parte elétrica naquele ponto do imóvel, informou a administração municipal.

A estrutura do telhado aparentemente não sofreu grandes danos, segundo a administração municipal, mas as telhas, a princípio, deverão ser trocadas em alguns trechos. Além disso, a direção da unidade notou a falta de uma impressora multifuncional, que teria sido levada na ação.

O caso está sendo apurado pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM) para a identificação dos suspeitos e para esclarecer a origem do incêndio, se foi intencional ou se é resultado de um curto circuito ocasionado no momento em que equipamentos eletrônicos eram retirados pelos invasores. Já a equipe de manutenção está fazendo o levantamento da situação, principalmente sobre a proporção dos danos na estrutura, para iniciar os reparos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, foram instaladas grades em portas e janelas, câmeras de monitoramento e sistema de alarme. “Todas essas precauções foram tomadas porque a unidade há tempos tem sido alvo de invasões, furtos e vandalismo”, informou a secretaria.

“Por causa desse crime, milhares de pessoas ficarão um período sem atendimento. Mas já estamos tomando as providências necessárias para retomar o serviço o quanto antes, até a próxima terça-feira. Ao mesmo tempo, é importante que a população local proteja esse bem público e acione as autoridades quando notar ações suspeitas. Atuando dessa forma, com as pessoas envolvidas, podemos ajudar a evitar ocorrências desse tipo”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Guillaumon.

A USF Eduardo Nakamura, localizada na rua Mário Bochetti, 680, no Miguel Badra, tem 70 funcionários, entre médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e responsáveis pela parte administrativa. Semanalmente, são realizados cerca de 5 mil atendimentos. Apesar de as chamas terem destruído vários documentos, os prontuários dos pacientes não foram atingidos porque estavam em outra sala, de acordo com a Prefeitura.

Chamas danificaram forro de Unidade de Saúde da Família do Miguel Badra, em Suzano (Foto: Reprodução/TV Diário)Chamas danificaram forro de Unidade de Saúde da Família do Miguel Badra, em Suzano (Foto: Reprodução/TV Diário)

Chamas danificaram forro de Unidade de Saúde da Família do Miguel Badra, em Suzano (Foto: Reprodução/TV Diário)

Deixe uma resposta