Falha de mecanismos financeiros pode ser o risco da próxima década

blur-1853262_1920

É o que defendem os empresários portugueses e a conclusão de um estudo elaborado pelo Fórum Económico Mundial, divulgado esta quinta-feira.

É o que defendem os empresários portugueses e a conclusão de um estudo elaborado pelo Fórum Económico Mundial, divulgado esta quinta-feira. A seguir Cinco riscos para os mercados emergentes em 2019 Mais Vistas CONSUMO 21 produtos que deve deixar de comprar em 2019 TECNOLOGIA WhatsApp vai deixar de funcionar nestes modelos de telemóvel AUTOMÓVEL As 10 marcas de carros mais vendidas em Portugal em 2018 AUTOMÓVEL Estes carros pagavam classe 2 nas portagens. Agora são classe 1 Os empresários portugueses apontam a falha dos mecanismos financeiros como principal risco aos negócios nos próximos dez anos, de acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial.

O relatório, elaborado em parceria com a Zurich e a Marsh & McLennan Companies, revelou que os empresários portugueses consultados “afirmam que a falha dos mecanismos financeiros é o principal risco para o desenvolvimento das suas atividades nos próximos 10 anos”, segundo uma nota esta quinta-feira divulgada. Em Portugal, os empresários realçaram ainda as possíveis falhas de governação do Estado, as bolhas de ativos, os fenómenos climáticos extremos e os choques provocados pelos preços da energia como potenciais riscos para a próxima década.

O mesmo comunicado deu conta de que, a nível mundial, “o principal risco identificado é o desemprego/subemprego”, bem como as falhas de governação dos Estados e os choques provocados pelos preços da energia, que foram também identificados pelos portugueses. O estudo revela ainda que a cibersegurança é a “principal preocupação dos decisores empresariais das grandes economias mundiais — EUA, China, Japão, Alemanha e Reino Unido”. Por outro lado, as crises fiscais e a falha dos mecanismos financeiros, a nível global, são “riscos que caíram na lista de importância dos inquiridos”, 10 anos depois a crise financeira global, ainda que continuem a motivar preocupação, assegura a mesma nota.

“Destaque ainda para o facto de as questões ambientais não constarem dos 10 principais riscos apontados ao nível mundial — a explicação pode ser preocupante já que os decisores empresariais inquiridos só consideram esta possibilidade num horizonte posterior aos 10 anos em análise neste relatório”, alertou o estudo. Este relatório, chamado ‘Riscos Regionais dos Negócios 2018’ foi elaborado a partir da consulta de 12.000 decisores empresariais, de 130 países.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/falha-de-mecanismos-financeiros-pode-ser-o-risco-da-proxima-decada/

 


 

Publicidade

2019.jpg

 

Deixe uma resposta