Incêndio em depósito de pneus de Guarulhos é controlado após mais de 24 horas do início do fogo

Queima de pneus libera substâncias tóxicas que contaminam água e ar e pode causar diversas doenças.

Por SP1, São Paulo

 

Relatório vai avaliar possíveis danos de fumaça tóxica em Guarulhos

Relatório vai avaliar possíveis danos de fumaça tóxica em Guarulhos

Um dia depois do incêndio que destruiu o depósito de pneus em Guarulhos, na Grande São Paulo, o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros mais de 24 horas após o início das chamas. Agora, a preocupação é com a contaminação do ar e da água da cidade.

A queima de pneus libera substâncias tóxicas que podem causar diversas doenças. E, para piorar a situação, a umidade do ar está muito baixa, agravando a poluição.

A vizinhança da região sofreu com o cheiro de borracha queimada.

“A fumaça na parte da tarde veio pra cá, aí a poluição do ar fica mais complicado, a gente fica com nariz seco, garganta ressecada, dor de garganta”, afirmou o motorista Luis Alves de Araújo.

“Cheiro muito forte, cheiro de pneu, né? Muito forte”, reclamou a auxiliar maria Barbosa.

O fogo começou nesta sexta antes das 7h e se alastrou rapidamente pelas pulhas de pneus velhos. Sem vento, a coluna de fumaça subiu rapidamente.

Durante a tarde, a situação piorou. A Grande São Paulo entrou em estado de alerta para a baixa umidade do ar e o índice ficou em 17%.

Segundo o Ministério da Saúde, a queima de pneus libera diversas substâncias, entre elas, compostos químicos mais perigosos conhecidos pela ciência podendo causar câncer e deformação do feto em mulheres grávidas.

A fumaça tóxica também foi um desafio para os bombeiros.

“O polímero que faz a borracha, ele libera gases bastante tóxicos, então, existe o comprometimento de vias aéreas caso inalado, é complicado para o Corpo de Bombeiros também lidar com esse tipo de situação”, afirmou o tenente dos bombeiros André Elias dos Santos.

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos aguarda a liberação da área depois da perícia da Polícia Civil para encaminhar a equipe que vai avaliar os prejuízos ambientais provocados pelo incêndio.

Bombeiros combatem incêndio em pneus em Guarulhos (Foto: Reprodução/TV Globo)

Bombeiros combatem incêndio em pneus em Guarulhos (Foto: Reprodução/TV Globo)

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/incendio-em-deposito-de-pneus-de-guarulhos-e-controlado-apos-mais-de-24-horas-do-inicio-do-fogo.ghtml

Deixe uma resposta