“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” – Provérbio Africano


RAINER LUTKE 

Executivo com 19 anos ocupando a posição de CEO em empresas multinacionais familiares de renome, presidência de Conselho de Administração, atualmente integra as Comissões de Conselho de Administração e Gerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC.
Ampla visão estratégica, robusta experiência comercial e comprovada competência na implementação de estratégias e reestruturações voltadas para a expansão, perenidade e maximização de resultados.
Consistente experiência internacional no gerenciamento e interação com equipes na Alemanha, Áustria, Holanda, França, Inglaterra, EUA e Argentina e com parceiros comerciais na América Latina.
Graduado em Engenharia Mecânica pela FAAP, com diversos cursos e treinamentos como The Coaching Clinic – Corporate Coach U (2016); Curso para Conselheiros de Administração – IBGC (2015); Competition Compliance Legislation (2013); Anti-Briberyand Corruption (2012).

 

MARCIO SANTOS

Consultor sênior na área de gestão de riscos e seguros, com mais de 16 anos de experiência, ocupando posições de gerência e superintendência em empresas como Vale, Allianz Global, Odebrecht e Liberty International. Partner na MS² consultoria em modelagem de riscos.
Consultor de forensics engineering nas áreas de responsabilidade civil, danos construtivos e distratos. Co-autor de dois livros na área de Perícias de Engenharia.
Experiência na implantação de programas de Enterprise Risk Management e Project Risk Management, com base nas normas COSO, ISO 31.000 e outras referências internacionais. Domínio do tema de modelagem quantitativa com foco nas seguintes aplicações: avaliação de risco de fluxo de caixa, fixação de verbas de contingencia de projetos, ProbableMaximumLoss(PML) e AnnualExpectedLoss (AEL), limites de garantias, maximização da transferência de riscos.
Professor em cursos de graduação e pós graduação na área de estatística, probabilidades, modelos econométricos e avaliação econômica de projetos. Conduz pesquisas na área de redes bayesianas, big data & analytics aplicados ao mercado segurador. Graduado pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em inferência bayesiana pela mesma instituição e extensão em estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. 

 

DANIEL SANS

Executivo com 31 anos de experiência profissional corporativa, sendo 23 anos no segmento Químico/Farmacêutico. Ocupou por 8 anos posições de Diretoria Financeira em Multinacionais (Virbac, Glory e Indukern).
Consultor Independente em Estratégia/Finanças e em Gestão de Riscos/Compliance – Instituto ARC e Professor de “Gestão de Riscos e Compliance” (graduação) e do módulo de “Gestão Estratégica” (MBA) na Trevisan Escola de Negócios.
Co-autor do Manual de Compliance (capítulo sobre “Gestão por Processos e Controles Internos” coordenado pelo Dr. Christian K. de Lamboy) / Instituto ARC
Graduado em Administração (ESAN/FEI), especializado em Gerência Financeira (Lab. de Finanças – FIA/FEA-USP) e Compliance (Insper e Instituto ARC)