“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” – Provérbio Africano

 

 

NELSON RICARDO FERNANDES DA SILVA 

Executivo da área de gestão de riscos e compliance com mais de 18 anos de experiência na área, ocupando posições de sênior manager e de diretoria em empresas como Accenture, Grupo Ecorodovias, dentre outras.
Formação diversificada da convivência internacional em ambiente multicultural (ONU), experiência em liderança de equipes multi-disciplinares e na implantação de programas de compliance, governança corporativa e no uso das metodologias Canvas Business Model, BSC, ISO 31.000 e COSO ERM.
Co-criador da metodologia Análise de Risco Parametrizada, autor de quatro livros sobre o tema, detentor de dois pedidos de patentes de softwares de gestão de riscos e co-fundador da ARP Analytics e do Portal de Gestão de Riscos, membro do Comitê de Gestão de Riscos da FIESP,  membro do Institute of Risk Management.
Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras, Mestrado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, MBA pela Manchester Business School, Curso de Gestão de Riscos em Harvard e pela Risk University.

RAINER LUTKE 

Executivo com 19 anos ocupando a posição de CEO em empresas multinacionais familiares de renome, presidência de Conselho de Administração, atualmente integra as Comissões de Conselho de Administração e Gerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC.
Ampla visão estratégica, robusta experiência comercial e comprovada competência na implementação de estratégias e reestruturações voltadas para a expansão, perenidade e maximização de resultados.
Consistente experiência internacional no gerenciamento e interação com equipes na Alemanha, Áustria, Holanda, França, Inglaterra, EUA e Argentina e com parceiros comerciais na América Latina.
Graduado em Engenharia Mecânica pela FAAP, com diversos cursos e treinamentos como The Coaching Clinic – Corporate Coach U (2016); Curso para Conselheiros de Administração – IBGC (2015); Competition Compliance Legislation (2013); Anti-Briberyand Corruption (2012).

MARCIO SANTOS

Consultor sênior na área de gestão de riscos e seguros, com mais de 16 anos de experiência, ocupando posições de gerência e superintendência em empresas como Vale, Allianz Global, Odebrecht e Liberty International. Partner na MS² consultoria em modelagem de riscos.
Consultor de forensics engineering nas áreas de responsabilidade civil, danos construtivos e distratos. Co-autor de dois livros na área de Perícias de Engenharia.
Experiência na implantação de programas de Enterprise Risk Management e Project Risk Management, com base nas normas COSO, ISO 31.000 e outras referências internacionais. Domínio do tema de modelagem quantitativa com foco nas seguintes aplicações: avaliação de risco de fluxo de caixa, fixação de verbas de contingencia de projetos, ProbableMaximumLoss(PML) e AnnualExpectedLoss (AEL), limites de garantias, maximização da transferência de riscos.
Professor em cursos de graduação e pós graduação na área de estatística, probabilidades, modelos econométricos e avaliação econômica de projetos. Conduz pesquisas na área de redes bayesianas, big data & analytics aplicados ao mercado segurador. Graduado pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em inferência bayesiana pela mesma instituição e extensão em estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. 

DANIEL SANS

Executivo com 31 anos de experiência profissional corporativa, sendo 23 anos no segmento Químico/Farmacêutico. Ocupou por 8 anos posições de Diretoria Financeira em Multinacionais (Virbac, Glory e Indukern).
Consultor Independente em Estratégia/Finanças e em Gestão de Riscos/Compliance – Instituto ARC e Professor de “Gestão de Riscos e Compliance” (graduação) e do módulo de “Gestão Estratégica” (MBA) na Trevisan Escola de Negócios.
Co-autor do Manual de Compliance (capítulo sobre “Gestão por Processos e Controles Internos” coordenado pelo Dr. Christian K. de Lamboy) / Instituto ARC
Graduado em Administração (ESAN/FEI), especializado em Gerência Financeira (Lab. de Finanças – FIA/FEA-USP) e Compliance (Insper e Instituto ARC)

REGINALDO FERREIRA

Profissional qualificado com mais de 14 anos de experiência em Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico, Gestão Logística, Gestão de Projetos e Segurança Empresarial, sempre ocupando posições de liderança e com ampla visão de todo o ambiente de negócio.
Cursando Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade – Com Especialização em Supply Chain pela FGV. Possui especialização com MBA Executivo em Administração: Gestão Estratégica de Serviços, também pela FGV. Graduado em Planejamento Estratégico Empresarial (Uninove) e Certificado ISO 31.000 Gestão de Riscos Corporativos (QSP – Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina).
Ex-Oficial do Exército Brasileiro. Atuou como Gestor de Operações nas áreas de Gerenciamento de Riscos das seguintes empresas: Ansett Tecnologia, Duty, Grupo GV Risco e Apisul. Atualmente é o Diretor de Operações da Opentech.