Roubos de carga registram queda, mas mortes por intervenção policial dão salto no RJ, diz ISP

Dados são referentes aos registros de ocorrências lavrados na Polícia Civil em junho.


Por Cristina Boeckel, G1 Rio

 

O mês de junho registrou queda no roubo de cargas e veículos, segundo os dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP). Registrou-se no período o menor número de veículos roubados desde outubro de 2016. Casos de homicídios decorrentes de intervenção policial, no entanto, deram um salto: subiram 59,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são referentes aos registros de ocorrências lavrados nas delegacias da Polícia Civil em junho.

De acordo com os números oficiais, os roubos de cargas caíram pelo terceiro mês consecutivo na comparação com o ano passado. Segundo o ISP, chegou-se ao patamar de maio, indicando que essa queda não foi causada apenas pela greve dos caminhoneiros. Em relação a junho de 2017, a redução foi de 23%. Este ano foram registrados 755 casos, contra 982 do ano passado.

Mortes em operações policiais dão salto no RJ, diz ISP

Mortes em operações policiais dão salto no RJ, diz ISP

Os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, registraram queda de 3,8% em comparação com junho de 2017, quando ocorreram 390. Em junho deste ano foram 375.

Os casos de letalidade violenta tiveram queda de 5% em relação a maio, mas não em relação a junho do ano passado. Estes números se referem aos casos de homicídios dolosos, homicídios decorrentes de intervenção policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Roubos de carga tiveram redução de 23% em junho no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Claudia Peixoto/ G1)Roubos de carga tiveram redução de 23% em junho no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Claudia Peixoto/ G1)

Roubos de carga tiveram redução de 23% em junho no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Claudia Peixoto/ G1)

‘Autos de resistência’

Os homicídios decorrentes de intervenções policiais, os antigos ‘autos de resistência’, registraram aumento de 59,8% em relação a junho do ano passado e subiram 9,2% na comparação com maio deste ano. Em junho do ano passado, foram 97 casos. No mesmo mês deste ano foram 155.

Em relação aos roubos de veículos, o ISP destaca que ocorreu uma queda considerada consistente a partir de abril. Em comparação a junho do ano passado, a queda foi de 12% no índice.

“Roubo de veículos é um crime que está intimamente ligado à morte de policiais. Hoje quando a gente observa a mancha criminal de roubo de veículos, ela coincide com a morte de policiais. Prevenir o roubo de veículos é prevenir a morte de policiais”, destacou. Apenas este ano, 60 policiais militares morreram assassinados no RJ.

De acordo com o ISP, algumas das áreas que contribuíram para redução nos seis primeiros meses do ano foram do Grande Méier, Madureira, Pavuna, e em Belford Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

RJ registrou crescimento dos homicídios decorrentes de intervenção policial (Foto: Claudia Peixoto/ Arte G1)RJ registrou crescimento dos homicídios decorrentes de intervenção policial (Foto: Claudia Peixoto/ Arte G1)

RJ registrou crescimento dos homicídios decorrentes de intervenção policial (Foto: Claudia Peixoto/ Arte G1)

Crimes contra o patrimônio

As ocorrências de roubo de rua, que incluem as modalidades contra pedestres, em ônibus e de aparelho celular, também são menores do que no segundo semestre do ano passado. O ISP considera que os números do primeiro semestre não são considerados ideais para a comparação com os dados atuais pois foram impactados pela paralisação dos policiais civis que aconteceu naquele período.

Na comparação dos meses de junho deste ano com o ano passado, há uma queda de 7%.

Os números de roubos a estabelecimentos comerciais tiveram uma redução iniciada em maio e acentuada em junho, quando chegaram a 525 ocorrências, representando uma baixa de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em comparação ao mês de maio, essa redução foi de 16%.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/homicidios-e-crimes-contra-o-patrimonio-registram-queda-em-junho-diz-isp.ghtml

Digiqole ad

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: