Aqui você encontra vídeos variados sobre temas de Análise, de Gestão de Riscos e de áreas correlatas que contribuem para o conceito de uma Governança de Riscos efetiva.

 

Introdução a metodologia Análise de Risco Parametrizada 2.0

Overview e introdução a metodologia Análise de Risco Parametrizado 2.0. Metodologia utilizada para ERM (Entrepsrise Risk Management), Análise, Gestão e transferência de riscos, alinhada com as melhores práticas de mercado (COSO, COSO ERM, ISO 31000, ISO 28000, etc).

 

Governança de riscos

Descrição do conceito de Governança de riscos, que consiste no emprego harmônico e coordenado dos diversos mecanismos de governança para a identificação, mensuração, controle e mitigação dos riscos de uma organização.

 

Business Awareness

 

Descrição da fase Business Awarenwess (entendimento do negócio). Fase na qual o gestor de risco identifica quais os riscos críticos para o negócio, ou seja, aqueles riscos que afetam os fatores críticos de sucessos, os objetivos, a missão, a proposta de valor ou os valores da organização.

 

 

Risk Assessment

 

Descritivo da fase Risk Assessment. Fase na qual são mensurados os riscos em termos de impacto (severidade) e probabilidade (frequência). Nesta fase é confeccionada a matriz de riscos.

 

Vulnerability Assessment

 

Descritivo da fase Vulnerability Assessment. Fase na qual são identificadas e mensuradas os gaps de vulnerabilidades nos sistemas/mecanismos de proteção da organização, ou seja, verifica-se qual o grau de efetividade destes sistemas/mecanismos em relação as melhores práticas existentes no mercado. Os principais deliverables desta fase são: o índice de vulnerabilidade e o heat map de efetividade dos sistemas/mecanismos de proteção.

 

Transferência de Riscos

 

Descritivo da fase transferência de riscos. Esta fase caracteriza-se pela definição da transferência dos riscos críticos para o programas de seguros, levando-se em consideração a suportabilidade financeira da organização.

 

Matriz de Riscos

 

Comentários técnicos sobre a real efetividade e adequabilidade do emprego da ferramenta Matriz de Riscos.

 

Entrevista ARC

Entrevista sobre a Metodologia Análise de Risco Parametrizada 2.0 no Instituto ARC.

 

Case

Acidente  na Plataforma de Enchova